Comédia Del’ Acre

Grupo / CIA: Cia Visse e Versa

Duração: 50 minutos

Linguagem: Teatro

Estado de Origem: Acre

Sinopse: Comédia Del’ Acre conta a história do teatro mundial através de fragmentos de textos de renomados autores que marcaram esta trajetória. Esta releitura possui estética voltada para a cultura popular, regada a muita música e dança.

Ficha Técnica
Direção: Lenine Alencar
Elenco: Claudia Toledo, Bia Medina, Marcos Luanderson, Mateus Filgueira, Luiz Carlos Menezes, Sacha Alencar, Sandra Buh e Nathânia Oliveira.
Figurino: Agatha Lima e Claudia Toledo
Sonoplastia: O grupo

Nome e histórico do grupo:

Cia Visse e Versa
A criação do grupo surgiu a partir do espetáculo “Comédia Del’ Acre”, realizado pela
Federação de Teatro do Acre, em 2007. Fundada em julho de 2008, além dos integrantes, a Cia. agrega atores interessados no trabalho de investigação e preparação corporal para exercer sua prática teatral. Com isso, o intercâmbio com outros grupos, atores, dramaturgos e diretores, na perspectiva de construção coletiva e troca de conhecimentos, é fator primordial na criação e concepção dos trabalhos e alicerce de suas ações.
A Cia. Visse e Versa de Ação Cênica realizou a montagem dos espetáculos “Piquenique
no Front”, “Desencaixotando Nós”, e tem em seu repertório os espetáculos concebidos para Rua “Comédia Del’ Acre”, “”As Mulheres de Molière”” e o mais recente “”Cortejo Híbrido””, e com concepção para palco, “Yunu Pãni”.
Desde 2009, realiza apresentações através de projetos de circulação contemplados
em editais do Município, Estado, MINC e programas do SESC, levando Teatro de Rua para praças, ruas e quadras de escolas dos bairros de Rio Branco e municípios do Acre, cidades de outras regiões do Brasil, assim como, leva alunos de escolas públicas ao teatro.
Em 2015 iniciou o projeto “Festival Matias de Teatro de Rua”, que já caminha para a
sua 5ª edição, com a participação de grupos de Teatro de Rua das cinco regiões do Brasil, com apresentações nos municípios do Bujari, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Rio Branco.
Atuante nos palcos e na construção das Políticas Públicas para a Cultura, a Cia é filiada
a Federação de Teatro do Acre – FETAC e integra a Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR, assim como, ocupa espaços de debate dos Conselhos de Cultura se fazendo presente nas discussões para o cumprimento das diretrizes dos Planos Estadual, Municipal e Nacional de Cultura.”