As Charlatonas
Grupo / CIA: Companhia Trupe-Açu
Duração: 55 minutos
Linguagem: Circo
Estado de Origem: Tocantins
Sinopse: Duas palhaças vendem suas invenções e produtos miraculosos na rua. Apesar de parceiras, suas visões de mundo são bem distintas: uma quer ganhar dinheiro a todo custo enquanto a outra coloca a ciência acima de tudo. Junto ao público, descobrirão a esperada cura para todos os males do mundo e a importância de muitas mulheres para o desenvolvimento da humanidade. Elas são As Charlatonas!
Ficha Técnica
Produção artística: Trupe-Açu (@trupe.acu)
Produção executiva: Fluxo Criativo (@fluxocriativoto)
Direção: Karla Concá (@concakarla)
Palhaça Tapioca: Ester Monteiro (@ester_montteiro)
Palhaça Girassol: Giovana Kurovski (@gkurovski)
Direção de malabarismo: Painé Santamaria (@painesantamaria)
Treinamento vocal: Paula Carrara (@ppcarrara)
Trilha Sonora: Tetê Purezempla (@purezempla)
Cenografia e figurino: Trupe-Açu, Vivian Oliveira e Gedeane Sousa
Diretor de Produção: Tales Monteiro (Fluxo Criativo) (@talesvpmonteiro)
Assistente de Prod. e Técnica: Belyza Bittencourt (@belybittencourt)
Design: Lucas Fontana (@fontanalucasfontana)
Fotos: Lizi Cruz (@terraquealizi) e Andrey Rodrigues
Nome e histórico do grupo:
Companhia Trupe-Açu
Coordenada pela artista circense Ester Monteiro da Silva, responsável por diversos projetos independentes recentes na área de circo, como o “Circo no Jalapão” onde levou espetáculo e artistas circenses de diversas partes do Brasil a 4 cidades do Parque Estadual do Jalapão; e o “Cabaré MaMa Cadela”, evento circense de praça pública que promove intercâmbio de difusão independente dos trabalhos das artistas circenses mulheres de Palmas e do Tocantins, a Trupe-Açu desenvolve pesquisa circense em torno da comicidade feminina e possui 3 integrantes: Belyza Bitencourt (malabarista), Ester Monteiro (palhaça) e Giovana Kurovski (palhaça e malabarista).
Os trabalhos da Trupe-Açu são frequentes em cidades do interior do Tocantins e em festivais de circo. O projeto mais longevo da companhia, o espetáculo “Tempo de Brincar”, criado em 2014, ainda se apresenta em datas especiais. Mas os últimos trabalhos da trupe, “As Charlatonas” e “Circo de Caixeiras”, são os projetos resultados das pesquisas mais recentes desenvolvidas em torno da comicidade feminina e em torno da técnica de Teatro Lambe-Lambe.
Para conferir as atividades da Trupe, visite o instagram www.instagram.com/trupe.acu”